sábado, 3 de junho de 2017

Como fazer cortina?



É incrível como uma cortina muda todo o ambiente, deixando aquela cantinho com cara de aconchego.
Revestir os vãos já era uma necessidade básica desde a época das cavernas e olha que essa coisa de decoração nem existia hein!
O revestimento desses vãos eram pura necessidade, eram usadas peles de animais para proteção dos moradores contra o frio, além de dar um pouco mais de privacidade, já que moravam todos em aglomerados.
Já na idade média, os tecidos começaram a fazer a mesma função e com as tecelagens artesanais, surgiram os tecidos estampados que já davam um ar mais decorativo, além de escurecer os ambientes.
O conceito das persianas já vieram da antiguidade oriental, que para permitir a ventilação dos vãos, eram usadas estruturas de madeira vazada, protegendo também as mulheres dos olhares externos.
Com a evolução tanto de materiais e com os conceitos de decoração sempre mudando para melhor, vários tipos de cortinas foram sendo desenvolvidos. Hoje temos muitas opções como:cortina de tecido,  cortina Romana, Rolô, Plissada, Painel, Celular, Double Vision, Persianas.
A sensação de aconchego que as cortinas proporcionam é incrível, muda a luz do ambiente e tira até aquele eco de casa vazia.
Muitos tecidos podem ser usados para se fazer uma cortina e ao contrário dos que as pessoas pensam, fazer uma cortina pode ser mais fácil do que imaginam e com o uso do varão essa tarefa se tornou mais fácil ainda.
Eu já fiz várias cortinas aqui pra minha casa e vou dar uma dicas aqui da última cortina que fiz.
Eu usei o tecido crepe que tem um bom caimento e fica com um aspecto muito bom.
Para medir o tamanho da cortina é bom fazer a medida inicial da janela. normalmente as cortinas cobrem uns 15 cm acima da borda superior da janelas e mais uns 25 cm da borda inferior. Nas laterais, costumo deixar uns 15 cm de sobre de cada lado também. 
Uma janela comum das mais tradicionais eu uso 3,2 m para fazer duas partes da cortina. 










1- Corte as duas partes da cortina (1,6m de comprimento cada) e faça a barra lateral. Dobre duas vezes o tecido com 1 cm de largura e passa a costura bem na beirada.















2- Tanto na parte superior do tecido, como na parte inferior, dobre uma vez o tecido com 1 cm de largura de passe uma costura na borda que está dobrada, essa costura facilita a segunda dobra onde será feita a barra de baixo e a barra de cima, onde será passada no varão.












3- Depois dessa costura, basta medir a largura do varão para fazer a canaleta superior ( barra) por onde ele vai passar e fazer uma costura reta nessa borda. 



4- A barra inferior eu costumo fazer mais grossa, com uma medida de 20 cm para que fique com um acabamento melhor.





Se os tecidos tiverem sido cortados certinhos e as duas partes iguais, não tem erro, é só passar a cortina com ferro em temperatura média de pendurar.








Pra dar um charme extra você pode fazer um pingente de cristal ou pedras para colocar no varão, como esse que eu fiz .













No vidro da janela eu apliquei adesivo efeito jateado para melhorar a privacidade. Esse adesivo é de fácil aplicação, pois só precisa de água e uma espátula de silicone para retirada das bolhas.



Esse é o resultado final, uma janela de cara nova.



Espero que tenha gostado.
Paz e bem e até o próximo post! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário