quinta-feira, 1 de junho de 2017

Como fazer calça Flare usando uma leg de molde

Eu adoro encontrar soluções fáceis para modelagens, pois me lembro de como era difícil quando eu comecei a costurar e não sabia fazer moldes. Era uma vida, tudo ficava difícil, ainda mais porque na época a internet ainda não tinha tanta força como hoje.
Cada novo look que eu queria criar era uma série de erros e acertos, expectativa e realidade sem fim, eu quase ficava doida, mas mesmo depois de formada em modelagem e trabalhando longos anos com essas criações, não me esqueci de quem está começando a criar seus próprios looks, por isso faço posts e vídeos para o canal com costura descomplicada, pra você ver que nada é impossível.
Hoje separei um modelo de calça flare no tecido suede que desde 2016 é uma tendência no mundo da moda. O suede parece uma camurça, mas é mais fresquinho e tem um caimento maravilhoso para uma série de modelos. 
Vamos falar de uma forma bem simplificada, mas que se você seguir os passos direitinho sua calça flare de suede vai ficar linda. Eu peguei uma calça leg para servir de guia para esta modelagem.



Dobre uma parte do tecido um pouco maior que a largura da leg conforme a figura. Com um giz, marque onde é o joelho na leg. Se o suede que você escolheu tem mais ou menos a mesma elasticidade do tecido da leg basta riscar a parte superior da leg no tecido com uma folga de 1 cm. A minha leg tinha mais elasticidade, então fiz meu risco com 2cm de folga. Observe que na parte superior do cós eu marquei tanto o cós da frente como o cós do traseiro. Da parte do joelho para baixo eu abri o risco dando uma ideia de sino respeitando a mesma distância de um lado e do outro. Isso é importante para que a calça não fique torta. Depois marquei a altura da calça deixando pelo menos uns 10 cm a mais que a medida que encontrei para evitar que fique curta e marcar a barra corretamente somente depois da costura da calça.


Recorte toda a volta do risco sem cortar a marcação do cós da frente primeiro. Deixe o risco do cós da frente quietinho lá por enquanto. Aqui já vão sair duas partes da calça, pois o tecido esta dobrado ao meio.
Depois de cortar esta parte, dobre o tecido novamente e copie exatamente o primeiro corte. Mais duas partes vão sair deste corte.
 Só depois disso que em um dos cortes você vai refilar o risco do cós da frente.



Nesta etapa você já tem duas partes do traseiro e duas partes da frente da calça.


Depois das partes cortadas, corte uma canaleta de 12 cm de largura pela medida total da cintura do cós (2x frente e 2x traseiro) da calça que cortou para servir de cós, se preferir pode passar elástico por dentro na hora da costura para ficar mais firme.

 Pronto, é só fazer a montagem, o Suede pode ser costurado na maquina reta ou na maquina de overloque ( prefiro essa). Una o gancho da frente, depois o gancho do traseiro. Fecha as laterais de cima para baixo e depois o entre pernas. 
Prove a calça para ver se esta tudo certinho ou se precisa de algum ajuste, aí é só colocar aquela canaleta de cós que foi cortada, com ou sem elástico no meio. Depois marque a barra, você pode deixar somente no corte ou fazer uma barra de uns 2 cm de largura.

Considerações final
Meninas, uma modelagem envolve muito mais do que isso, essa é só uma maneira de facilitar as coisas, tende deixar a leg o mais reta possível no tecido para que ela fique bem alinhada. Corte com calma e paciência. Se sua leg for de um tecido que estica demais deixe mais borda sobrando para fazer o risco e pense que o tanto de espaço que deixou de um lado da calça, tem que deixar do outro também. É importante ter equilíbrio.
Se tiverem dúvidas, estarei aqui para responder.
Paz e bem e até o próximo post!


Um comentário:

  1. Muito bacana Isso que vc faz, estou vendo tudo e tentando fazer também, continue com este lindo trabalho.

    ResponderExcluir