segunda-feira, 29 de abril de 2019

Vestido Transpassado com Lamê Dourado





Toda vez que vamos fazer uma modelagem, primeiro precisamos analisar o modelo, ver os detalhes, isso é muito importante, não dá pra você começar a fazer o molde de uma roupa sem pensar inclusive no acabamento que dará à ela.
Vestido transpassado é extremamente simples, o que muda é a quantidade de tecido que se usa dependendo do tipo de acabamento que se faz. Eu particularmente gosto muito de fazer a parte do transpasse dupla, forrada com o mesmo tecido, assim  na hora de andar , mesmo que apareça um pouco o forro, não fica feio.
O tecido que usei para fazer esse vestido é o lamê, inclusive também saber o tipo de tecido que vai usar é primordial também para que se faça uma boa modelagem.
Esse lamê da Maximus Tecidos tem elastano e é muito fluido, o que deixa as coisas ainda mais fáceis na hora de modelar, mas tenho duas dicas para esse tecido:
1-      Nunca estique o tecido sem fazer as barras pois ele desfia igual meia calça, mas essa é uma característica desse tecido mesmo;
2-      Para costurar, use agulha de ponta bola das mais finas que puder , agulhas grossas e despontadas marcam o tecido e podem até desfia-lo.

Vamos começar a modelagem:

Você tem duas formas de fazer esse molde, um com as medidas do seu corpo, utilizando o boneco de modelagem e outro com uma camiseta fazendo umas dobras estratégicas.

Para fazer com sua medidas, você primeiro precisa construir seu boneco de modelagem que já ensinei em outros vídeos do meu canal e desenhar mais ou menos o modelo em cima de um croqui para que você consiga enxergar bem onde é o decote e fazer as marcações necessárias.


Anote no boneco de modelagem as marcações principais de altura do decote e comprimento do vestido.



Comece a construção do molde a partir do boneco de modelagem com os papéis dobrados ao meio,  pense na folga do modelo e mais a folga da costura, esse modelo não tem pence e é até meio franzido na cintura, então pode ficar mais soltinho, eu deixei 1,5 cm de folga de modelo + 0,5 cm de folga de costura, isso porque eu vou costurar na overloque, pois o lamê me permite isso.
Se quiser pode costurar o ponto de malha da maquina doméstica que dá super certo.



Abra o papel do molde e repita as marcações e redesenhe o modelo no papel do molde e recortes os excessos, assim você já terá a parte da frente de um dos lados, basta cortar esse molde 4 x para ter frente do lado esquerdo e direito e mais o forro dos dois lado.



Dobre outro papel ao meio para fazer as costas, com a parte da frente dobrada ao meio, redesenhe os contorno de cava e lateral, faça um risco reto para desenhar a barra e um risco arredondado para fazer o decote das costas.




As alças você pode usar cordão ou roletê pronto ou do mesmo tecido. Use a criatividade, pois eu já fiz uma macacão lindo e usei coleirinha de cachorro para fazer as alças e ficou super fofo.





Para facilitar seu entendimento assista o vídeo do YouTube com todos os detalhes.

https://youtu.be/cWUder1zBeY 

Nenhum comentário:

Postar um comentário