terça-feira, 20 de novembro de 2018

Tipos de gola para camisas femininas

Eu adoro camisa, na verdade sou apaixonada e já fiz camisa de todo tipo que você possa imaginar. À principio eu achava muito difícil fazer camisa por causa da gola e era mesmo, minha gola ficavam sem estrutura e sem aquele charme que eu amava.
Depois de muito treino, tanto na modelagem como na costura tudo mudou e é por isso que estou aqui, para que você possa simplificar o seu jeito de fazer gola de camisa e ficar com muito orgulho de você.
Tipos de gola
Existem vários tipos de gola de camisa, tanto femininas como masculinas, mas essa variação não é complicada de fazer, o que vai mandar sempre é a estrutura inicial de medida do decote com relação ao tipo de gola que vai fazer e se tem colarinho (pé de gola) ou não.
Desenhei alguns modelos de golas que acredito serem os mais usados e vou fazer o passo-a-passo da construção da modelagem da gola com pé de colarinho.




GOLA COM PÉ DE COLARINHO

Para iniciar a modelagem da gola com pé de colarinho primeiro precisa medir o contorno do decote tanto da parte das costas da camisa como da parte da frente e com um papel de molde dobrado ao meio anotar as medidas em um traçado horizontal já esquadrado.
Todas as retas horizontais e verticais que forem feitas em todas as modelagens e que formem um ângulo de 90 graus, é preciso usar o esquadro, isso é muito importante para que sua modelagem fique toda certinha.



Defina a largura do pé de gola e some mais 1,5 cm e faça mais um traçado paralelo ao traçado inicial




A parte da gola onde será colocada no decote das costas da camisa eu gosto de deixar levemente arredondada pra cima para dar um melhor encaixe na camisa e ficar uma gola mais acomodada na roupa, então marque 0,5 cm da parte da dobra do papel acima do primeiro traçado e desenho o arredondado até chegar na primeira marcação do decota das costas.



Marque 0,5 cm para baixo da segunda marcação do primeiro traçado e arredonde o risco ligando os pontos, desta forma será feita a construção de uma linha passando por cima do risco inicial e continuada passando por baixo do risco inicial e voltando para o primeiro traçado.
É como se eu estivesse desenhando o decote da roupa na própria gola da camisa.



Depois disso eu refaço o traçado do desenho da linha de cima igual na linha de baixo e arredondo o final do pé de gola obedecendo a marcação de final da gola. Essa marcação de 0,5 cm pra cima e para baixo é muito sutil, é apenas um desenho do decote dentro do próprio pé de gola que deixa tudo muito mais estruturado e colocado na camisa.



Atenção, o final do traçado do pé de gola é feito no traçado da primeira linha conforme o desenho acima.

Depois basta recortar o pé de gola e o molde está pronto.




Com o pé de gola pronto você já pode construir e parte de cima da gola que eu chamo de solapa. Primeiro você escolhe que tipo de solapa quer fazer, mais aberta ou fechada, larga ou estreita e você pode usar o próprio molde do pé de gola para desenhar o estilo de solapa que quer colocar.



Para a construção da solapa é a mesma coisa, faça dois traçados paralelos já na largura que deseja que tenha com mais 1,5 cm para margens de costura.



No desenho que você fez da gola, encontre a medida do ponto A e marque na linha superior com mais 1 cm



Redesenhe a parte da solapa na medida em que fez o desenho e se precisar, trace linhas paralelas e perpendiculares ao redor do bico da solapa para que você possa reproduzir o desenho nas medidas que quer que tenha a solapa.




Depois desenhe a parte da solapa e recorte o molde.  Observe que esse desenho da solapa esta sendo feito de cabeça para baixo, do jeito que fica a gola depois de pronta, basta colocar no sentido contrário depois de feito o recorte.



Você vai perceber que após os moldes cortados eles têm curvas leves que se encaixam de forma perfeita.






Espero que aproveite  muito essas dicas e assista a aula on line do meu facebook para que você aprenda a costura e tire suas dúvidas.
Vem costurar comigo!








Nenhum comentário:

Postar um comentário