quinta-feira, 7 de junho de 2018

Como fazer carcela de camisa manga longa?

Aqui neste vídeo você vai aprender certinho como fazer as tão temidas carcelas de camisa de manga longa, espero que aproveite o vídeo e se tiver dúvidas pode me deixar mensagem que te respondo tá.
Super obrigada por fazer parte deste meu mundo de costuras e moldes.
Beijão







sexta-feira, 1 de junho de 2018

Tipos de zíper





Creio que os zíperes sejam o maior desespero na hora da costura, eu também já me atrapalhei bastante com eles, mas depois que eu parei pra pensar, desenvolvi uma maneira fácil de colocar, não que isso seja algo fenomenal, na verdade, cada um tem que construir a sua melhor maneira na hora de costurar, pois muitas habilidades nos são exigidas e isso depende também da nossa experiência com costura ou a forma como pensamos sobre ela.
Essa etapa do zíper é um pouco menos confortável porque existem vários tipos de zíper e formas diferentes de serem colocados e dependendo do tipo de roupa ou do tecido, este trabalho fica ainda mais complexo.
Eu fiz um vídeo sobre zíper invisível lá no canal e a minha forma simples de colocar e se você quiser dar uma olhadinha lá, acredito que possa facilitar ainda mais sua vida.
A escolha do zíper vai depender do tipo de roupa em que vai aplicar e o tipo de tecido também, então vamos detalhar melhor cada tipo por aqui:
1-      Zíper comum : Esse é aquele que mais usamos, além de dar certo na maioria das peças de roupa ele vem numa variedade muito grande de cores. Normalmente esse zíper é produzido em náilon. Para a colocação deste zíper eu indico um pezinho de maquina bem fininho, assim a agulha vai fazer a costura bem próxima dos dentes do zíper e ele vai ficar mais bonito.

2-      Zíper invisível: O terror das costureiras e o mais usado nas peças do vestuário feminino, é usado em saias, vestidos, blusas, calças com zíper lateral, enfim, todas aquelas peças em que não queremos que o zíper apareça.
Este zíper também é produzido em náilon e para que ele fique bem colocado é preciso que a costura fique praticamente dentro da canaleta do zíper, por isso é importante usar um pezinho próprio para colocação deste zíper. Não tem muito segredo não, mas é preciso saber o que fazer na hora da costura, se a costura ficar longe da abertura do zíper, ele fica aparecendo na roupa e não dá um bom acabamento.

3-      Zíper tratorado ou aberto: Esse é aquele zíper usado para fazer jaquetas e peças de roupas esportivas e roupas que tenham a opção de manter aberta. Ele também não é difícil de ser aplicado,  basta marcar direitinho os dois lados para que fiquem totalmente alinhados. Para este zíper também gosto de usar o pezinho de maquina bem estreito. Estes zíperes você encontra tanto de náilon como de metal.

4-      Zíper de metal: Esse é mais largo que o zíper comum e mais resistentes, já que são produzidos com alumínio ou níquel. Algumas peças do vestuário pedem zíper mais resistente como calça jeans, mas também já vi esse tipo de zíper sendo usado como um incremento de alguma peça de roupa, colocado na parte de fora da roupa, só para dar um charme e deixar a peça diferenciada.


5-      Zíper de metro: Este zíper pode ser encontrado de náilon ou metal e é vendido por metro, é preciso comprar o finalizador dele separado e colocar na hora da costura. Normalmente este zíper é usado para capas de colchões ou almofadas, mas já vi sendo usado em saias e calças como grandes abertura só como efeito decorativo mesmo.

Espero que com esta breve explicação você consiga enterder melhor qual tipo de zíper usar para cada coisa que for fazer.

Super beijo

Que materiais preciso para poder faze modelagens?





Muita gente me pergunta quais são as primeiras coisas que precisa ter para aprender a modelar, então resolvi passar essa pequena lista de utensílios importantes e indispensáveis para um bom kit de costura.
Réguas
Essas réguas de costura são fáceis de encontrar, você pode adquiri-las na internet ou em lojas de armarinho e não custam tão caro, vi preços a partir de 13 reais.
Quadril: utilizada para riscar as curvas dos moldes.
Francesa: traça curvas de cintura, quadril e barras.
Reta: serve para traçados em linha reta, bainhas e ela é legal ter, pois tem um tamanho maior que as réguas comuns e nos permite traçados mais longos.
Esquadro: traça linhas perpendiculares, diagonais e traços retos, nunca construa um molde sem o esquadro, ele é realmente uma das réguas mais importantes para a modelagem.
Fita métrica
Essa é indispensável mesmo, sua função é tirar as medidas do corpo que serão passados posteriormente para o molde. Além de tirar as medidas do corpo eu gosto de usar a fita métrica para conferir medidas curvas no molde e ela também me ajuda a me basear na hora de construir uma cava ou uma gola.
Giz de alfaiate
Tá aí um giz que faz muita falta na hora de marcar o molda no tecido, pra falar a verdade, muitas vezes eu faço molde direto no tecido e um giz que uso demais é o giz em pó, pois ele sai com facilidade e me permite otimizar tempo. Já para marcações de pences e indicação de costura, o melhor é o giz de costura normal mesmo, pois ele fixa um pouco melhor no tecido.
Carretilha
Eu praticamente não uso essa ferramenta, mas ela serve muito pra quem gosta de tirar molde de revistas ou transferir o molde com papel carbono no tecido.
Enfiador de Agulha
Depois que a idade começa chegar, nada melhor que um enfiador de agulha. Ele auxilia a passar a linha tanto em agulhas de mãe como na agulha da maquina de costura.
Dedal
Se você é adepto (a) da costura a mão, com certeza o dedal é indispensável, ele protege o dedo enquanto faz a costura, principalmente quando se faz costura com agulhas mais finas.
Enfiador de elástico
Pois é, ele serve para passar elástico de forma segura, antigamente se passava muito elástico com alfinete, mas a eficácia é duvidosa, eu mesma já tive que tirar o elástico todo porque o alfinete tinha se aberto e perdido o elástico no meio da roupa. Observe na hora de fazer a canaleta de costura para passar o elástico, se a largura da costura é suficiente para passar o elástico com o passador.
Abre-Casas
Além de abrir as casinhas, esta ferramenta pode ajudar na hora de descosturar, ele possui uma lamina curva e afiada e se não tomar cuidado pode até cortar o tecido acidentalmente.
Pronto! Com este kit você já pode por a mão na massa e começar a se arriscar neste fantástico mundo da costura.

Como fazer vestido fácil - Vestido Comportado

Eu sempre digo que fazer molde não é nenhum bicho de sete cabeças e que se puder facilitar claro que fica ainda melhor.
Muitas vezes é possível fazer um único molde e adaptar algumas mudanças para aproveitar o mesmo molde e diversificar os modelos.
Neste vídeo que postei no canal do YouTube eu mostrei isso com um vestido super fácil de fazer.
Eu acho que o mais trabalhoso de verdade na hora de modelar é fazer o boneco, tirar todas as medidas e entender as curvas do nosso corpo, depois que isso é feito, basta algumas adaptações de acordo com o modelo ou de acordo com o tecido que vamos usar para fazer a roupa que queremos.
De verdade, quando a sua ficha cair e você ver o quanto é incrível e fascinante tudo isso, você nunca mais vai passar apuros na hora de fazer suas próprias roupas.
Assista o vídeo do passo-a-passo e se ficar alguma dúvida pode me mandar mensagem.
Super beijo